SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Formação inicial de professores de ciências: perspectiva discursiva na educação CTSProfissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Memórias e posições enunciativas na formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.149-166. ISSN 0104-4060.

Este artigo visa identificar, através das memórias discursivas e das posições enunciativas de licenciandos em Pedagogia, os indicadores da construção de uma posição de professor autor. A metodologia de análise está calcada nas reflexões de Pêcheux (1999) e Foucault (2000). O universo analisado foi constituído de 121 portfolios, selecionados aleatoriamente de um universo de cerca de 268 licenciandos em Pedagogia matriculados nos anos de 2002 e 2005, nas disciplinas de Fundamentos de Ciências da Natureza e Metodologia do Ensino de Ciências Físicas. A análise dos portfolios das turmas indicam uma variação na posição discursiva dos licenciandos que aponta para uma progressiva construção de uma identidade docente.

Palavras-chave : Formação de Professores; Memória Discursiva; Posição Discursiva; Análise de Discurso; Ensino de Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )