SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Memórias e posições enunciativas na formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamentalA formação dos profissionais educadores ambientais e a universidade: trajetórias dos cursos de especialização no contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

PUENTES, Roberto Valdés; AQUINO, Orlando Fernández  e  QUILLICI NETO, Armindo. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.169-184. ISSN 0104-4060.

Objetivamos analisar diferentes classificações e tipologias sobre os conhecimentos, saberes e competências necessários ao exercício da docência. Os onze estudos levantados representam uma parte modesta das pesquisas realizadas nas duas últimas décadas. Ainda assim, foi possível, a partir deles, chegar a quatro conclusões; primeiro, que é enorme a variedade de autores que têm pretendido ordenar a pluralidade, composição e heterogeneidade dos saberes profissionais dos professores; segundo, que as próprias classificações e tipologias elaboradas, como resultado desses estudos, são tão plurais, diversas e heterogêneas como seu objeto de análise, o que torna impossível uma comparação entre elas; terceiro, que a proliferação de classificações e tipologias em lugar de melhorar a compreensão dos saberes por elas estudados, aumentou sua complexidade e os tornaram menos inteligíveis; quarto, que apesar da diversidade de enfoques ser plural, diversa e heterogênea, o significado conceitual é quase o mesmo nos onze autores estudados.

Palavras-chave : Profissionalização dos Professores; Docência; Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )