SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docênciaLições de identidade presentes em livros didáticos de séries iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MORALES, Angélica Góis Müller. A formação dos profissionais educadores ambientais e a universidade: trajetórias dos cursos de especialização no contexto brasileiro. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.185-199. ISSN 0104-4060.

A universidade como centro de investigação, apresenta-se como um núcleo importante para a formação em educação ambiental, principalmente na (re)organização e no diálogo dos saberes com o intuito de aproximar-se dos problemas socioambientais da sociedade. Por sua vez, a pós-graduação, percebida como um centro de produção de conhecimento mais aberto à incorporação interdisciplinar da dimensão ambiental, constitui-se uma das principais vias de acesso à educação ambiental, principalmente pela oferta de novos cursos de "lato sensu", do tipo especialização. Destarte, este artigo tem o propósito de tecer discussões acerca da instituição universitária, no sentido de debater sua função e refletir sobre seu papel na formação em educação ambiental, direcionado principalmente aos cursos de especialização, com o intuito de analisá-los e compreendê-los. Desta forma, com base em um mapeamento dos cursos de especialização em educação ambiental no contexto brasileiro, percebe-se que há um número significativo de profissionais de diversas áreas de conhecimento que buscam a oportunidade de aprofundar e consolidar sua prática profissional, bem como de uma discussão mais ampla entre sociedade e natureza.

Palavras-chave : Cursos de Especialização; Profissionais em Educação Ambiental; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )