SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Livro didático: seu papel nas aulas de acentuação gráficaEducação física na educação infantil: uma realidade almejada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

VENERA, Raquel Alvarenga Sena. Sentidos da educação cidadã no Brasil. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.231-240. ISSN 0104-4060.

Esse trabalho versa sobre o sentido da educação cidadã, assumido nos documentos oficiais e entre os educadores, desde os eventos que permearam a abertura política no Brasil. Através de uma breve arqueologia/genealogia se propõe destacar a intimidade entre o Estado e a ciência pedagógica. Em diferentes tempos e espaços históricos, com personagens e contextos diversos, a cidadania, ou o ato dos sujeitos se posicionarem no social, tem sido objetivo a ser atingido no espaço escolar. Seja no Brasil do início do século XX, com os profissionais da Escola Nova, ou, no final do mesmo século com a evocação do nome Darcy Ribeiro para a construção da LDB, os sentidos da educação cidadã perpassam a utopia de Comenius ou a crença pedagógica de Rousseau.

Palavras-chave : Educação; Cidadania; Estado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )