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 issue35Gênero, sexualidade e educação: notas para uma "epistemologia" author indexsubject indexarticles search
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Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SWAIN, Tânia Navarro. Heterogênero: "uma categoria útil de análise". Educ. Rev. [online]. 2009, n.35, pp.23-36. ISSN 0104-4060.

O uso da categoria gênero, de forma acrítica, contribui para a repetição de uma divisão binária "naturalizada" dos sexos. Fundada na procriação, a heterossexualidade aparece como uma instituição política que define papéis e status no social, criando corpos atrelados aos gêneros feminino e masculino. Constroem-se assim identidades fictícias em torno do sexo biológico, erigindo a sexualidade em essência do ser. A utilização da categoria "heterogênero" aponta, em sua enunciação, para esta construção, dando lugar a perspectivas múltiplas de análise da construção do social.

Keywords : Heterogênero; Naturalização; Sexualidade; Identidade.

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