SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Educação sexual: ética, liberdade e autonomiaLa imagen social de la femineidad y masculinidad en la enseñanza secundaria en Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

PIRES, Suyan Maria Ferreira. Amor romântico na literatura infantil: uma questão de gênero. Educ. Rev. [online]. 2009, n.35, pp.81-94. ISSN 0104-4060.

Ao considerar que o amor e o casamento estão sendo postos em xeque em nossa sociedade, na medida em que surgem novas configurações familiares, ou mesmo outras possibilidades de se vivenciar o sentimento amoroso, este artigo centra-se em discutir como a literatura infantil vem apresentando esses temas, a saber: como o amor romântico e a materialização deste sentimento, através das relações que se estabelecem a partir dele, têm sido representados nos livros de literatura infantil? De que forma as relações de gênero são veiculadas nessas obras? Como o casamento é visto na vinculação com as relações amorosas? Os resultados apontam que na maior parte das obras literárias infantis o sentimento amoroso ainda aparece associado à ideia de casamento; à mulher fica a responsabilidade da criação dos/as filhos/as; algumas histórias apresentam o amor romântico coligado à dor e à dificuldade de conquista. Também são recorrentes as características de amor à primeira vista e o empoderamento desse sentimento em transformar o outro.

Palavras-chave : Amor Romântico; Literatura Infantil; Relações de Gênero; Representação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )