SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35La imagen social de la femineidad y masculinidad en la enseñanza secundaria en ChileMasculinidad y violencia: aproximaciones desde el universo del deporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

RIBEIRO, Cláudia Maria. O imaginário das águas e o aprendizado erótico do corpo. Educ. Rev. [online]. 2009, n.35, pp.107-121. ISSN 0104-4060.

No decorrer da história da humanidade as águas imaginárias transbordaram de significações e simbologias no universo cultural do ser humano e brotam como símbolo de contradições. Para além das oposições, problematizar o aprendizado erótico do corpo traz perguntas sobre o processo de civilizador no ocidente. Isto é, de que forma a água perpassou as transformações da relação dos indivíduos com o seu corpo? A relação entre água e Eros é percebida como elemento importante do aprendizado erótico do corpo, tendo em vista o conjunto de regras sobre a utilização desta nos banhos. Sendo assim, o contato com esse elemento é uma das possibilidades de se desfrutar a intensidade dos sentidos? A proximidade com a água possibilita a transgressão? O artigo navega pelas discussões do imaginário das águas, assim como também pela água como suporte da imaginação e dos (desprazeres dos banhos na história.

Palavras-chave : Imaginário; Águas; Corpos; Erotismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )