SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930)Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

BARTH, Glauce Maris Pereira. A leitura do café: suas possíveis relações matemáticas e a perspectiva de genêro. Educ. Rev. [online]. 2009, n.35, pp.153-164. ISSN 0104-4060.

Este artigo revela a interdisciplinaridade entre Arte, Matemática e História, revelando o quanto elas são justapostas. Foi abordada a leitura de imagem envolvendo a ótica de gênero na obra "Café" do artista Cândido Portinari. Há uma abordagem da história do café e uma discussão das possíveis relações matemáticas que a obra oferece. Houve uma preocupação em aliar a leitura tanto histórica quanto da linguagem do pensamento e percepção visual.

Keywords : Leitura de Imagem; Arte; Matemática; História do Café; Percepção Visual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )