SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Indícios do sistema coeducativo na formação de professores pelas escolas normais durante o regime republicano em São Paulo (1890/1930)Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BARTH, Glauce Maris Pereira. A leitura do café: suas possíveis relações matemáticas e a perspectiva de genêro. Educ. Rev. [online]. 2009, n.35, pp.153-164. ISSN 0104-4060.

Este artigo revela a interdisciplinaridade entre Arte, Matemática e História, revelando o quanto elas são justapostas. Foi abordada a leitura de imagem envolvendo a ótica de gênero na obra "Café" do artista Cândido Portinari. Há uma abordagem da história do café e uma discussão das possíveis relações matemáticas que a obra oferece. Houve uma preocupação em aliar a leitura tanto histórica quanto da linguagem do pensamento e percepção visual.

Palabras clave : Leitura de Imagem; Arte; Matemática; História do Café; Percepção Visual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )