SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35A leitura do café: suas possíveis relações matemáticas e a perspectiva de genêroPrática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MORAES, Salete Campos de. Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?. Educ. Rev. [online]. 2009, n.35, pp.165-179. ISSN 0104-4060.

Discute-se a possibilidade de construção de políticas públicas alternativas no campo da educação, não apenas como proposições teóricas, mas aquelas construídas na perspectiva oposta à da tradição brasileira, qual seja, a de verticalização das relações entre Estado e sociedade civil. Ainda que se considere os recuos, obstáculos e entraves que caracterizam as mudanças de paradigmas em políticas públicas educacionais, é de se ressaltar que, nos últimos anos, tem-se construído, em várias cidades do país, novas formas de fazer política pública em educação. Tais experiências refletem projetos que trazem consigo a concepção de democratização das relações entre Estado e sociedade, e podem representar novas esperanças de solução para velhos problemas.

Palavras-chave : Políticas Públicas em Educação; Propostas Alternativas em Políticas Educacionais; Democratização das Relações entre Estado e Sociedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )