SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas?Indisciplina e a noção de justiça em adolescentes escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

THOMAZI, Áurea Regina Guimarães  e  ASINELLI, Thania Mara Teixeira. Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas. Educ. Rev. [online]. 2009, n.35, pp.181-195. ISSN 0104-4060.

Este artigo analisa um dos aspectos da prática docente que é o planejamento de atividades pedagógicas. Mais especificamente, trata de verificar como um grupo de professoras do ensino fundamental, das redes pública e privada, planeja as atividades de leitura que desenvolve em sala de aula. Busca-se estabelecer a relação entre o "individual" e o "coletivo" na elaboração de tal atividade, que está diretamente relacionada à construção e a implantação do currículo. A análise permitiu agrupar as práticas em três categorias de professoras: as que planejam de forma individual, sem qualquer apoio, outras que são independentes, por opção e, finalmente, as que planejam de forma coletiva, compartilhando com outros professores ou com a equipe técnica da instituição escolar.

Palavras-chave : Planejamento; Prática Docente; Construção do Currículo; Ensino Fundamental; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )