SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36Autoestima e desempenho escolar em matemática: contribuições teóricas sobre a problematização das relações entre cognição e afetividadeO afeto como um processo de desenvolvimento ecológico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

GARVEY, Andrea  and  SILVA, Micheline. Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives. Educ. Rev. [online]. 2010, n.36, pp.55-64. ISSN 0104-4060.

O presente trabalho partilha algumas reflexões acerca das implicações de se conceitualizar o desenvolvimento das emoções, do "self" e da comunicação como processos dialógicos e relacionais. Propõe-se que a análise das emoções, do "self" e da comunicação não divorciem tais elementos. As emoções são concebidas, aqui, como experiências relacionais e dialógicas vivenciadas em corpos que coexistem em relação a outros corpos, facilitando assim o desenvolvimento de um "self" diferenciado, mas, ao mesmo tempo, conectado.

Keywords : Emoções; "Self"; Comunicação; Processos Dialógicos; Auto-Organização.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )