SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Autoestima e desempenho escolar em matemática: contribuições teóricas sobre a problematização das relações entre cognição e afetividadeO afeto como um processo de desenvolvimento ecológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

GARVEY, Andrea  y  SILVA, Micheline. Development of communication, self and emotions in childhood: contributions from the relational and dialogical perspectives. Educ. Rev. [online]. 2010, n.36, pp.55-64. ISSN 0104-4060.

O presente trabalho partilha algumas reflexões acerca das implicações de se conceitualizar o desenvolvimento das emoções, do "self" e da comunicação como processos dialógicos e relacionais. Propõe-se que a análise das emoções, do "self" e da comunicação não divorciem tais elementos. As emoções são concebidas, aqui, como experiências relacionais e dialógicas vivenciadas em corpos que coexistem em relação a outros corpos, facilitando assim o desenvolvimento de um "self" diferenciado, mas, ao mesmo tempo, conectado.

Palabras clave : Emoções; "Self"; Comunicação; Processos Dialógicos; Auto-Organização.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )