SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36O afeto como um processo de desenvolvimento ecológicoEstratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

OLIVEIRA, Maria Eunice de  and  STOLTZ, Tania. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educ. Rev. [online]. 2010, n.36, pp.77-93. ISSN 0104-4060.

Este artigo fundamenta-se nas ideias de Vygotsky a respeito da importância da interação social e da arte no desenvolvimento humano: o que pressupõe, além da dimensão cognitiva, a afetividade. Discute a realização de atividades teatrais na escola como prática educativa motivadora da aprendizagem, da interação social e da expressão individual dos sujeitos. O teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Como atividade coletiva, o teatro promove uma forma especial de interação e cooperação entre os sujeitos. O teatro motiva os alunos à aprendizagem e lhes permite construir seu próprio conhecimento. Entende-se que é possível promover aprendizagem e desenvolvimento dos educandos por meio da atividade e linguagem teatral.

Keywords : Vygotsky; Arte Educação; Teatro na Escola; Interação Social; Afetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )