SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educaçãoDa licenciatura à sala de aula: o processo de aprender a ensinar em tempos e espaços variados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

D'AGORD, Marta Regina de Leão. Aprendizagem e método psicanalítico. Educ. Rev. [online]. 2010, n.36, pp.147-161. ISSN 0104-4060.

Este trabalho tem por objetivo contribuir para a docência universitária e como origem a seguinte questão: se o método psicanalítico estabelece princípios para uma direção de tratamento, qual seria a contribuição do mesmo para os princípios de uma direção psicanalítica de aprendizagens (ou aprendizagem?) na universidade? Trabalha-se com uma transposição do método psicanalítico, elaborado por Freud e Lacan, para o campo da aprendizagem, reconhecendo-se que o primeiro opera sobre o saber inconsciente, enquanto o segundo tem por objeto o conhecimento. As questões abordadas para a formulação de uma direção psicanalítica de aprendizagem são as seguintes: a relação entre saber e conhecimento; a relação entre o saber e o só-depois (Nachträglichkeit) e a experiência dos cartéis nas instituições de formação psicanalítica.

Palabras clave : Método Psicanalítico; Aprendizagem; Conhecimento; Saber.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )