SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37De Abelardo até a classificação de Xangai: as universidades e a formação dos docentesPor uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

GOERGEN, Pedro. Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade. Educ. Rev. [online]. 2010, n.37, pp.59-76. ISSN 0104-4060.

O ensaio examina a relação entre universidade e sociedade desde a perspectiva dos conceitos de educação instrumental e educação cidadã. Argumenta que a pertinência social da universidade deve responder ao critério de justiça social e democracia que suas contribuições visam incrementar. Restrito ao aspecto do ensino, sob o recorte conceitual da educação instrumental e educação cidadã, o texto sugere que não cabe à universidade promover uma educação instrumental focada apenas na adaptação dos estudantes à realidade socioeconômica, mas também, formar cidadãos autônomos, críticos e reflexivos, socialmente competentes.

Keywords : Universidade; Pertinência Social; Educação Instrumental; Formação Cidadã; Subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )