SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidadeFormação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CATANI, Denice. Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade. Educ. Rev. [online]. 2010, n.37, pp.77-92. ISSN 0104-4060.

O texto analisa e discute aspectos e possibilidades para a formação de professores nas universidades. Apresenta hipóteses para a constituição de uma pedagogia da pesquisa e uma pedagogia da formação de professores. Para tanto, retoma a noção de habitus de P. Bourdieu, e introduz duas perspectivas para o trabalho formador: a cultura da atenção como perspectiva a ser atingida na educação docente e os estilos didáticos como disposições e marcas da ação pedagógica construídas pelos professores no exercício da profissão. Articulando esses três conceitos à valorização e constituição de histórias de formação e histórias de relações com o conhecimento e o trabalho, constituem sugestões a serem consideradas pelos cursos de Licenciatura e Pedagogia.

Palabras clave : Formação de Professores; Pedagogia da Pesquisa; Habitus; Cultura da Atenção; Estilos Didáticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )