SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidadePolíticas de formação de professores na universidade pública: uma análise de necessidades, entre o local e o global índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

GABARDO, Cleusa Valério  e  HAGEMEYER, Regina Cely C.. Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR. Educ. Rev. [online]. 2010, n.37, pp.93-112. ISSN 0104-4060.

O presente artigo analisa as demandas da formação continuada na relação universidade e escola, considerando as necessidades presentes no contexto atual. A partir dos estudos e pesquisas propostos no Projeto "A qualidade da formação de professores no contexto atual: escola, universidade e políticas educacionais", desenvolvido pelas autoras, propõe-se situar o papel da universidade como instância de conhecimento e formação de profissionais - pedagogos e professores - para a escola atual. Prioriza-se a avaliação da política de formação continuada do Programa de Desenvolvimento Educacional Formação Continuada em Rede - PDE/PR - Estado do Paraná, Brasil, proposta ao Setor de Educação, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED, e que vigora desde 2007 na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Nessa perspectiva, são apresentadas análises da pesquisa realizada com grupos de profissionais participantes do referido projeto, a partir de entrevistas semiestruturadas, em três instâncias: - de pedagogos, de professores da rede estadual de ensino em momento de intervenção na escola e de professores orientadores do PDE/PR na UFPR. A pesquisa, fundamentada em pressupostos da avaliação emancipatória e em reflexões de autores que teorizam sobre a formação docente na atualidade, analisa o processo do PDE/PR, em seus objetivos e atividades. Nos depoimentos, opiniões e atuação dos profissionais participantes busca-se obter referências para a formação inicial e continuada, considerando a relação universidade e escola.

Palavras-chave : Formação Docente Continuada; Papel da Universidade; Relação Universidade-Escola; Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )