SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Políticas de formação de professores na universidade pública: uma análise de necessidades, entre o local e o globalA formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

COSTA, Marisa Vorraber. Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXI. Educ. Rev. [online]. 2010, n.37, pp.129-152. ISSN 0104-4060.

O artigo discute as repercussões, no trabalho docente e na formação de professores, das profundas e marcantes transformações culturais verificadas nos últimos sessenta anos. Inicia com breves considerações acerca da condição pós-moderna, das análises culturais contemporâneas e suas filiações teóricas. Em seguida, trata das conexões entre cultura, pedagogias, escola e sujeitos escolares. Para dotar o trabalho de força argumentativa, apresenta uma amostra de estudos que realizam análises de fenômenos culturais contemporâneos, expondo e discutindo suas implicações para a educação e, consequentemente, para a formação de professores. Nessa direção, o artigo aborda o que pode ser considerado como contribuições das análises realizadas na conjunção dos Estudos Culturais com a Educação para a ampliação do âmbito de reflexões no campo da Formação de Professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Formação de Professores e Estudos Culturais; Trabalho Docente e Estudos Culturais; Educação e Análises Culturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )