SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXIRelatos da caixa preta: representações como elemento da cultura escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

PRETTO, Nelson De Luca  and  RICCIO, Nicia Cristina Rocha. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educ. Rev. [online]. 2010, n.37, pp.153-169. ISSN 0104-4060.

O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.

Keywords : Formação Continuada; Professor Universitário; Tecnologias Digitais; Educação a Distância; Experiência como Formação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )