SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Relatos da caixa preta: representações como elemento da cultura escolarPráticas de regulação das aprendizagens de estagiários do 1º ciclo do ensino básico de Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SOUZA, Adão José de  y  ARAUJO, Mauro Sérgio Teixeira de. A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio. Educ. Rev. [online]. 2010, n.37, pp.191-209. ISSN 0104-4060.

Neste trabalho investigamos a inserção de tópicos de Física Moderna para alunos do Ensino Médio, abordando radiações eletromagnéticas e a produção de raios X, sua aplicação como diagnóstico médico e possíveis formas de proteção radiológica, contribuindo para a atualização curricular do Ensino de Física, por meio de uma abordagem interdisciplinar com as áreas de Matemática e Biologia. A metodologia fundamenta-se na Aprendizagem Significativa e no Educar pela Pesquisa, empregando ainda o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e contemplando aspectos da Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE). Para isso, consideramos elementos essenciais como o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos e a realização de pesquisas e consultas em periódicos, realização de relatórios e seminários, além da exposição de cartazes. Como resultado, promovemos a aprendizagem empregando uma concepção cidadã de Educação contextualizando os conceitos físicos, contribuindo para que os estudantes compreendam conceitos científicos úteis para o entendimento de fenômenos naturais que apresentam implicações re-levantes para a sua vida, permitindo que se posicionem perante questões tecnológicas e científicas. As respostas dos alunos ao final da pesquisa indicam que a aprendizagem conceitual se efetivou estruturada no aprender a aprender, que ampliou a sua autonomia de ação e de pensamento. Os resultados indicam ainda que a intervenção proporcionou grande interação entre os alunos e o professor, possibilitou intensos e ricos momentos de debates e reflexões, permitindo introduzir importantes tópicos de Física Moderna.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Física Moderna e Contemporânea; CTS; Raios X.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )