SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Práticas de regulação das aprendizagens de estagiários do 1º ciclo do ensino básico de PortugalAção católica: o papel da imprensa no processo de organização do projeto formativo da igreja católica no Paraná (1926-1939) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

NASCIMENTO, Dorval do. Relações interétnicas em uma escola pública no sul do Brasil (1951-1964). Educ. Rev. [online]. 2010, n.37, pp.241-254. ISSN 0104-4060.

O presente artigo discute a temática das identidades culturais nas décadas de 1950 e 1960 a partir de uma pesquisa realizada em uma escola pública do sul de Santa Catarina, cujo objetivo foi investigar os processos de constituição de identidades étnicas no ambiente escolar, em um período histórico em que a problemática identitária não estava ainda bem delineada. O objetivo da pesquisa foi compreender a ocorrência de esquemas identitários relacionados a grupos sociais com características étnicas, e suas relações, na principal escola pública de uma importante área de imigração do sul do Brasil. Na análise das relações identitárias no ambiente escolar utilizou-se o conceito de marcadores simbólicos definindo-se algumas características socioculturais utilizadas pelos grupos como sinais publicamente reconhecidos de pertencimento étnico, a partir dos quais foram estabelecidas fronteiras de pertencimento e exclusão.

Palavras-chave : Identidades Culturais; Etnicidade; Escola Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )