SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Ação católica: o papel da imprensa no processo de organização do projeto formativo da igreja católica no Paraná (1926-1939)Instâncias de participação na gestão do sistema municipal de ensino: possibilidades e perplexidades no processo de democratização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

BEZERRA, Zedeki Fiel et al. Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária. Educ. Rev. [online]. 2010, n.37, pp.279-291. ISSN 0104-4060.

Este estudo apresenta reflexões acerca do estabelecimento de parceria entre a escola e a sua comunidade. Com o objetivo de avaliar essa parceria, efetivamos pesquisas em uma escola pública e outra conveniada, utilizando questionários e entrevistas. As respostas dos alunos e membros da comunidade evidenciaram diferenças de posicionamentos. Por exemplo: na escola pública houve queixas de ausência de interações o que resultou em sentimentos de não pertencimento e indiferença; já na escola conveniada a comunidade sente-se responsável pela escola, graças principalmente às oportunidades de interações estabelecidas. Concluímos que a comunidade reconhece a importância de se envolver nas ações escolares, cabendo a escola viabilizar esse acesso, estruturando um ensino efetivamente significativo.

Palavras-chave : Escola; Comunidade; Educação; Parceria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )