SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Competência metalinguística antes da escolarização formal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

URQUIJO, Sebastián. Funcionamento cognitivo e habilidades metalinguísticas na aprendizagem da leitura. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.19-42. ISSN 0104-4060.

O objeto do trabalho é analisar as relações do funcionamento cognitivo e o domínio das habilidades metalinguísticas com a aprendizagem formal da leitura no primeiro ano do primeiro grau da escola básica. As habilidades metalinguísticas têm a ver com a reflexão consciente acima dos diferentes patamares do sistema linguístico e se desenvolvem na infância, aprimorando-se com a escolaridade. Pela sua parte, o funcionamento cognitivo envolve processos necessários para perceber, selecionar, processar e armazenar informação, tarefas de importância num complexo processo como a leitura. Foram avaliados 127 meninos e meninas, alunos do primeiro ano, do primeiro grau de duas escolas da rede municipal de ensino e duas escolas particulares da cidade de Mar del Plata, Argentina, a quem lhes foram administrados instrumentos para avaliar seus desempenhos em memória, atenção, funções executivas, raciocínio, habilidades metalinguísticas e leitura. Os resultados indicam, de forma sistemática, que tanto os processos cognitivos como as habilidades metalinguísticas associam-se de forma significativa ao desempenho em diferentes medidas de leitura. As conclusões discutem essas relações e destacam a influência dos fatores individuais no processo de aprendizagem da leitura.

Palabras clave : Processos Cognitivos; Habilidades Metalinguísticas; Leitura; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )