SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Funcionamento cognitivo e habilidades metalinguísticas na aprendizagem da leituraConsciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

ROAZZI, Antonio; ASFORA, Rafaella; QUEIROGA, Bianca  e  DIAS, Maria da Graça. Competência metalinguística antes da escolarização formal. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.43-56. ISSN 0104-4060.

A proposta do artigo é explorar a relação entre habilidades linguísticas e metalinguísticas, tanto antes da escolarização formal como nos primeiros anos escolares, e discutir o conceito de metalinguagem sob a perspectiva de diferentes disciplinas: a linguística e a psicologia. No que se refere à relação entre o conhecimento linguístico e metalinguístico, discute-se a diferenciação de habilidades decorrentes do uso da linguagem e habilidades de reflexão consciente sobre as estruturas e funcionamento da linguagem. Apesar dessa diferenciação, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento linguístico para o desenvolvimento das competências metalinguísticas que serão requeridas durante a aprendizagem formal da leitura e escrita. Quanto às diferentes perspectivas de estudo da metalinguagem, o artigo explica que enquanto a linguística está interessada em detectar palavras que se referem exclusivamente a outras palavras ou classes de significados, tendo como base o significante já existente no uso da língua; a psicologia busca a compreensão da atividade metalinguística, sob o ponto de vista do sujeito, através da manipulação reflexiva da linguagem. Por fim, ressalta-se a importância de tais aquisições para o sucesso na aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização.

Palavras-chave : Habilidades Linguísticas; Desenvolvimento Metalinguístico; Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )