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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

SANTOS, Maria José dos  e  MALUF, Maria Regina. Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.57-71. ISSN 0104-4060.

A consciência fonológica, entendida como habilidade de reflexão e manipulação dos sons da fala, está relacionada ao êxito na aquisição da linguagem escrita. Esta pesquisa teve como objetivos avaliar a eficácia de um programa de intervenção para desenvolver habilidades metafonológicas e facilitar a aprendizagem da escrita em crianças falantes do português do Brasil. Participaram 90 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam classes de alfabetização. Foi utilizado delineamento quase experimental em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste, com aplicação de provas às crianças. Os resultados mostraram que as habilidades metafonológicas têm papel facilitador no início do processo de aquisição da linguagem escrita e podem ser desenvolvidas por meio de programas de intervenção em diferentes condições de aplicação.

Palavras-chave : Onsciência Fonológica; Alfabetização; Programa De Intervenção.

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