SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervençãoO papel da consciência morfossintática na aquisição e no aperfeiçoamento da leitura e da escrita author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MAREC-BRETON, Nathalie; BESSE, Anne-Sophie  and  ROYER, Carine. La conscience morphologique est-elle une variable importante dans l'apprentissage de la lecture?. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.73-91. ISSN 0104-4060.

O presente artigo é uma revisão sistemática de trabalhos que tratam da relação entre consciência morfológica e aprendizagem da leitura. Esta síntese permite confirmar que a consciência morfológica contribui realmente para a aprendizagem da leitura (tanto no nível da instalação das habilidades de decodificação quanto no nível do desenvolvimento da compreensão). No entanto, parece que não são todos os mesmos aspectos da consciência morfológica que são ligados às capacidades de decodificação e às capacidades de compreensão. Logo, novas pesquisas deverão ser desenvolvidas para melhor apreender os papéis respectivos de cada um dos componentes da consciência morfológica.

Keywords : Consciência Morfológica; Aprendizagem da Leitura; Decodificação; Compreensão.

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf )