SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervençãoO papel da consciência morfossintática na aquisição e no aperfeiçoamento da leitura e da escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MAREC-BRETON, Nathalie; BESSE, Anne-Sophie  y  ROYER, Carine. La conscience morphologique est-elle une variable importante dans l'apprentissage de la lecture?. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.73-91. ISSN 0104-4060.

O presente artigo é uma revisão sistemática de trabalhos que tratam da relação entre consciência morfológica e aprendizagem da leitura. Esta síntese permite confirmar que a consciência morfológica contribui realmente para a aprendizagem da leitura (tanto no nível da instalação das habilidades de decodificação quanto no nível do desenvolvimento da compreensão). No entanto, parece que não são todos os mesmos aspectos da consciência morfológica que são ligados às capacidades de decodificação e às capacidades de compreensão. Logo, novas pesquisas deverão ser desenvolvidas para melhor apreender os papéis respectivos de cada um dos componentes da consciência morfológica.

Palabras clave : Consciência Morfológica; Aprendizagem da Leitura; Decodificação; Compreensão.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )