SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38O papel da consciência morfossintática na aquisição e no aperfeiçoamento da leitura e da escritaEstudo comparativo do acesso semântico no processamento visual de palavras entre brasileiros monolíngues e chineses multilíngues falantes do português do Brasil como língua estrangeira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ROSA, João  y  NUNES, Terezinha. Can children's spelling of schwa vowels in stems be improved?. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.113-127. ISSN 0104-4060.

Nos primeiros anos da escola primária, as crianças parecem não ter muita consciência dos morfemas. Neste estudo, o paradigma de sensibilização (priming) foi usado para tentar detectar sinais precoces da representação morfológica de radicais numa tarefa de escrita apresentada a crianças portuguesas (N = 396; com idades entre 6 e 9 anos). Os estímulos antecedentes (primes) compartilhavam o radical com os alvos e continham vogais tônicas bem articuladas; os radicais das palavras alvo continham vogais scwha (indistintas) átonas, que tipicamente resultam em dificuldades ortográficas. Se o antecedente se mostrar efetivo, a presença de vogais bem articuladas nos estímulos antecedentes deverá resultar na melhoria da ortografia das vogais schwa nas palavras alvo. Os antecedentes foram apresentados em duas condições: forma oral apenas e forma oral mais escrita. A eficácia da sensibilização (priming) foi avaliada pela comparação com uma condição em que as crianças não eram expostas aos antecedentes (no-priming). Observou-se uma interação significativa entre os efeitos de sensibilização e a série escolar. Não foram detectados efeitos de sensibilização em crianças de 6 e 7 anos; a sensibilização oral e escrita produziu os maiores índices de uso da vogal correta em crianças de 8 e 9 anos; a sensibilização apenas oral foi efetiva na melhoria do uso das vogais apenas em crianças de 9 anos. Portanto, as crianças mais velhas utilizaram a informação morfológica sob condições de sensibilização, mas não há evidência para sugerir que as crianças mais novas o tenham feito.

Palabras clave : Priming Morfológico; Escrita de Radicais; Morfologia; Ortografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )