SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Promovendo a compreensão de textos em estudantes alfabetizados na infância e na idade adultaO “Programa Alfabetização Solidária”: terceirização no contexto da reforma do Estado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

SPINILLO, Alina Galvão  e  MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexa. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.157-171. ISSN 0104-4060.

O presente artigo, de natureza teórica e com base em pesquisas realizadas com crianças, discute as complexas relações entre consciência metalinguística e compreensão leitora a partir da consciência fonológica, da consciência morfológica e da consciência metatextual. A consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir acerca dos sons que compõem as palavras, auxiliando no processo de decodificação que, por sua vez, contribui para a compreensão de leitura. A consciência morfológica pode ser entendida como a habilidade de refletir sobre os morfemas, que são as menores unidades linguísticas que têm significado próprio. O que se observa é que a informação relativa à decodificação interage com informações sintático-semânticas oriundas do conhecimento que o leitor possui acerca da morfologia da língua, contribuindo para a leitura de textos. A consciência metatextual refere-se à habilidade de refletir sobre as propriedades dos textos. Diferentemente da consciência fonológica e morfológica, as relações entre a consciência metatextual e a compreensão leitora não são tão claras, havendo resultados divergentes quanto à contribuição do conhecimento sobre as propriedades do texto para a compreensão textual. O entendimento dessas relações permite construir um quadro teórico a respeito do papel da consciência metalinguística, seja em relação ao fonema, ao morfema ou às propriedades do texto, na compreensão textual; bem como extrair implicações educacionais acerca da aprendizagem da leitura.

Palavras-chave : Consciência Metalingüística; Compreensão De Leitura; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )