SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexaA noção de mobilidade social em adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BARREYRO, Gladys Beatriz. O “Programa Alfabetização Solidária”: terceirização no contexto da reforma do Estado. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.175-191. ISSN 0104-4060.

O presente trabalho busca analisar o Programa Alfabetização Solidária a partir de um modelo de Estado proposto pelo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1997-2002). Considera-se que a proposta de Reforma do Estado ali desenvolvida, a partir do conceito de publicização, teve sua derivação na área social-assistencial do governo na Comunidade Solidária, um ensaio de terceirização na área das políticas sociais. O Alfabetização Solidária, subprograma deste, foi a versão para a área de educação. De modo que algumas características desse Programa específico devem ser discutidas e contextualizadas à luz de um marco mais amplo, analisando conceitos como terceirização, filantropia, empregabilidade temporária, participação social e direito à educação.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Programa Alfabetização Solidária; Políticas de Alfabetização de Adultos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )