SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38O “Programa Alfabetização Solidária”: terceirização no contexto da reforma do EstadoEnsino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do Moodle índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ARAUJO, Ariella Silva  y  GOMES, Ligiane Raimundo. A noção de mobilidade social em adolescentes. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.193-204. ISSN 0104-4060.

O presente artigo aborda a compreensão dos adolescentes sobre a noção de mobilidade social, a partir de uma investigação realizada com estudantes de uma escola pública do interior paulista, refletindo sobre a forma como se dá a aprendizagem desta noção. Para a investigação descrita, foram realizadas entrevistas com 20 adolescentes, utilizando perguntas de caráter exploratório, embasadas no método clínico piagetiano, a partir das quais a noção de mobilidade social em adolescentes foi classificada em três níveis sociais propostos por Delval. Mediante os resultados obtidos, pode-se concluir que a noção do conceito em questão é de difícil aquisição pelos adolescentes. Devido a isso, destaca-se a importância do tema para cursos de licenciatura, especialmente o de Ciências Sociais.

Palabras clave : Conhecimento Social; Mobilidade Social e Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )