SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38A noção de mobilidade social em adolescentesA afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

ABEGG, Ilse; BASTOS, Fábio da Purificação de  and  MULLER, Felipe Martins. Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do Moodle. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.205-218. ISSN 0104-4060.

Mediados pela ferramenta Wiki do Moodle, desenvolvemos atividades a distância no Curso de Física da UFSM com o intuito de produzir um objeto escolar hipermídia tematizado pelo Tema Estruturador do Ensino de Física 2: Calor, Ambiente e usos de Energia (oriundo dos PCN+ ), locando o diálogo-problematizador na transversalidade curricular "Meio Ambiente". Problematizamos esta atividade, caracterizada como uma produção colaborativa de hipermídia de divulgação científico-tecnológica, ao longo do período letivo da disciplina Didática I da Física da instância curricular integradora. O trabalho em grupo mediado pelo wiki do Moodle tem sido implementado através do PEA (Planejamento, Execução e Avaliação) de forma cíclico-espiralada, estudando os casos. Os resultados indicam boa potencialidade da mediação tecnológica, no âmbito do diálogo-problematizador e empowerment, para este tipo de trabalho escolar colaborativo a distância.

Keywords : Ensino-Aprendizagem; Colaboração; Wiki -Moodle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )