SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38A noção de mobilidade social em adolescentesA afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ABEGG, Ilse; BASTOS, Fábio da Purificação de  y  MULLER, Felipe Martins. Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do Moodle. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.205-218. ISSN 0104-4060.

Mediados pela ferramenta Wiki do Moodle, desenvolvemos atividades a distância no Curso de Física da UFSM com o intuito de produzir um objeto escolar hipermídia tematizado pelo Tema Estruturador do Ensino de Física 2: Calor, Ambiente e usos de Energia (oriundo dos PCN+ ), locando o diálogo-problematizador na transversalidade curricular "Meio Ambiente". Problematizamos esta atividade, caracterizada como uma produção colaborativa de hipermídia de divulgação científico-tecnológica, ao longo do período letivo da disciplina Didática I da Física da instância curricular integradora. O trabalho em grupo mediado pelo wiki do Moodle tem sido implementado através do PEA (Planejamento, Execução e Avaliação) de forma cíclico-espiralada, estudando os casos. Os resultados indicam boa potencialidade da mediação tecnológica, no âmbito do diálogo-problematizador e empowerment, para este tipo de trabalho escolar colaborativo a distância.

Palabras clave : Ensino-Aprendizagem; Colaboração; Wiki -Moodle.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )