SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitárioEl cuerpo y la policía: una mirada de la incorporación y de la subjetivación en la educación a través de la película “Tropa de Élite” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

DAYRELL, Juarez; GOMES, Nilma Lino  and  LEAO, Geraldo. Escola e participação juvenil: é possível esse diálogo?. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.237-252. ISSN 0104-4060.

A participação social dos jovens depende de como a sociedade oferece oportunidades nas quais eles possam se envolver em experiências participativas e se informarem sobre as possibilidades nesse campo. A partir dos dados de uma pesquisa nacional sobre a participação social da juventude brasileira, discute-se aqui o papel que a experiência escolar dos jovens vem desempenhando nesse processo na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com os dados apresentados, os estabelecimentos de ensino atuam muito timidamente nesse campo, o que parece ser o resultado, tanto das concepções que orientam a organização escolar, como da realidade social que restringe os canais de participação social e política dos jovens brasileiros. O artigo apresenta alguns dados sobre a condição juvenil na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em seguida analisa as representações juvenis sobre a participação social evidenciados na pesquisa. Por fim, o artigo discute o papel da escola como fomentadora de experiências participativas entre os seus alunos.

Keywords : Juventude; Escola; Participação Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )