SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38El cuerpo y la policía: una mirada de la incorporación y de la subjetivación en la educación a través de la película “Tropa de Élite”A historiografia da educação paranaense no cenário da história da educação brasileira: 10 anos de pesquisa na Universidade Federal do Paraná(1999-2008) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino. A disciplina de história no Paraná: compêndios escolares, ensino secundário e formação de elites intelectuais. Educ. Rev. [online]. 2010, n.38, pp.269-291. ISSN 0104-4060.

O artigo consiste em um estudo sobre a constituição da disciplina de História no Paraná. Percorre a formação desse campo disciplinar no trajeto de afirmação da instituição secundária no contexto político e cultural da então Província paranaense de meados do século XIX. A configuração da História escolar é analisada por meio dos compêndios escolares adotados à época e considera suas implicações para a formação de uma elite intelectual que se preparava, por intermédio dos cursos secundários, para assumir cargos na burocracia do Estado no período em que a sociedade brasileira transita do Império para a República como forma de governo.

Palavras-chave : Ensino de História; Paraná; Ensino Secundário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )