SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02Do compromisso ao comprometimento: o estudante e a aprendizagemConcepções e concepções alternativas de média: um estudo comparativo entre professores e alunos do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

VIEIRA, Vanize Aparecida Misael de Andrade  y  SFORNI, Marta Sueli de Faria. Avaliação da aprendizagem conceitual. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.45-57. ISSN 0104-4060.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar concepções, práticas e perspectivas de avaliação da aprendizagem conceitual em contexto escolar. Mediante estudos bibliográficos e entrevistas, buscou-se analisar a avaliação em três âmbitos: nas produções teóricas contemporâneas, nos documentos educacionais e nas concepções e práticas avaliativas de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Na análise dos dados identificou-se profunda semelhança entre as concepções de avaliação presentes nos três âmbitos investigados. Neles evidencia-se a preocupação em romper com uma prática de avaliação autoritária, seletiva e realizada ao fim do processo de ensino. Buscando-se a implementação de formas de avaliação mais democráticas e comprometidas com a aprendizagem do aluno, são propostas novas formas de avaliação, como a diagnóstica, contínua e formativa. Para que se possa avançar nessas propostas faz-se necessário aprofundar estudos na compreensão do próprio processo de aprendizagem conceitual. Com a intenção de encontrar subsídios teórico-metodológicos que possam embasar a ação docente na prática avaliativa, buscaram-se inferências em teorizações feitas por Vygotsky e Leontiev acerca da formação de conceitos, tendo em vista o conteúdo que deve ser externalizado pelo aluno como indicador de sua aprendizagem.

Palabras clave : Aprendizagem Conceitual; Avaliação Escolar; Vygotsky; Leontiev.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )