SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESPECIAL02Avaliação da aprendizagem conceitualEvaluación de habilidades en matemática y comprensión lectora en estudiantes que ingresan a pedagogía en educación básica: un estudio comparativo en dos universidades del Consejo de Rectores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MAGINA, Sandra; CAZORLA, Irene; GITIRANA, Verônica  and  GUIMARAES, Gilda. Concepções e concepções alternativas de média: um estudo comparativo entre professores e alunos do ensino fundamental. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.59-71. ISSN 0104-4060.

O presente estudo analisa concepções de estudantes e professores sobre média, tanto aquelas válidas quanto as alternativas, com validade para alguns casos. Um teste, em lápis e papel, composto de 3 questões foi elaborado e aplicado com 287 estudantes e professores brasileiros, dos quais: 54 eram alunos da 4ª série e 47 eram da 5ª série do ensino fundamental, 61 eram estudantes iniciantes e 82 eram estudantes concluintes do curso de pedagogia, e 43 eram professores das séries iniciais do ensino fundamental. O teste foi aplicado de forma coletiva, em sala de aula. Excetuando-se o grupo de professores, todos os grupos tendem a confundir média com adição dos valores ou com o valor máximo. Os resultados mostram que, apesar da evolução no entendimento do conceito de média em relação ao nível de escolaridade, algumas confusões ainda são identificadas entre o grupo de professores.

Keywords : Tópicos Específicos da Educação; Letramento Estatístico; Média Aritmética; Concepções Errôneas; Estudo Diagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )