SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02Avaliação da aprendizagem conceitualEvaluación de habilidades en matemática y comprensión lectora en estudiantes que ingresan a pedagogía en educación básica: un estudio comparativo en dos universidades del Consejo de Rectores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MAGINA, Sandra; CAZORLA, Irene; GITIRANA, Verônica  y  GUIMARAES, Gilda. Concepções e concepções alternativas de média: um estudo comparativo entre professores e alunos do ensino fundamental. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.59-71. ISSN 0104-4060.

O presente estudo analisa concepções de estudantes e professores sobre média, tanto aquelas válidas quanto as alternativas, com validade para alguns casos. Um teste, em lápis e papel, composto de 3 questões foi elaborado e aplicado com 287 estudantes e professores brasileiros, dos quais: 54 eram alunos da 4ª série e 47 eram da 5ª série do ensino fundamental, 61 eram estudantes iniciantes e 82 eram estudantes concluintes do curso de pedagogia, e 43 eram professores das séries iniciais do ensino fundamental. O teste foi aplicado de forma coletiva, em sala de aula. Excetuando-se o grupo de professores, todos os grupos tendem a confundir média com adição dos valores ou com o valor máximo. Os resultados mostram que, apesar da evolução no entendimento do conceito de média em relação ao nível de escolaridade, algumas confusões ainda são identificadas entre o grupo de professores.

Palabras clave : Tópicos Específicos da Educação; Letramento Estatístico; Média Aritmética; Concepções Errôneas; Estudo Diagnóstico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )