SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02A leitura e seus poderes: um olhar sobre dois programas nacionais de incentivo à leituraImagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de educação física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FIALHO, Neusa Nogueira  y  MATOS, Elizete Lucia Moreira. A arte de envolver o aluno na aprendizagem de ciências utilizando softwares educacionais. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.121-136. ISSN 0104-4060.

Atualmente, uma grande maioria de softwares pode ser considerada educacional. Porém quais são os critérios para que um determinado software seja considerado educacional? Neste artigo discorreremos a respeito de uma pesquisa sobre softwares reconhecidamente educacionais e que, portanto, visam analisar sua aplicabilidade no processo pedagógico no ensino de ciências, mais especificamente da ciência Química. Os softwares desenvolvidos pelos professores utilizam temas do cotidiano e podem ser aplicados a alunos do Ensino Médio. Juntamente com os resultados da pesquisa apresentaremos argumentos que possam intensificar a preocupação na escolha criteriosa de um software, apontando-o como grande aliado pedagógico, relevante na metodologia e praxes do professor na arte de envolver o aluno, no constante e rico processo de ensino/aprendizagem.

Palabras clave : Pesquisa; Softwares Educacionais; Aplicabilidades Pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )