SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02A leitura e seus poderes: um olhar sobre dois programas nacionais de incentivo à leituraImagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

FIALHO, Neusa Nogueira  e  MATOS, Elizete Lucia Moreira. A arte de envolver o aluno na aprendizagem de ciências utilizando softwares educacionais. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.121-136. ISSN 0104-4060.

Atualmente, uma grande maioria de softwares pode ser considerada educacional. Porém quais são os critérios para que um determinado software seja considerado educacional? Neste artigo discorreremos a respeito de uma pesquisa sobre softwares reconhecidamente educacionais e que, portanto, visam analisar sua aplicabilidade no processo pedagógico no ensino de ciências, mais especificamente da ciência Química. Os softwares desenvolvidos pelos professores utilizam temas do cotidiano e podem ser aplicados a alunos do Ensino Médio. Juntamente com os resultados da pesquisa apresentaremos argumentos que possam intensificar a preocupação na escolha criteriosa de um software, apontando-o como grande aliado pedagógico, relevante na metodologia e praxes do professor na arte de envolver o aluno, no constante e rico processo de ensino/aprendizagem.

Palavras-chave : Pesquisa; Softwares Educacionais; Aplicabilidades Pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )