SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02A arte de envolver o aluno na aprendizagem de ciências utilizando softwares educacionaisTutoria na educação a distância: proposta do curso de licenciatura em pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

BETTI, Mauro. Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de educação física. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.137-152. ISSN 0104-4060.

O objetivo desta investigação foi elaborar e experimentar procedimentos avaliativos que buscaram acessar as aprendizagens propiciadas em aulas de Educação Física que se valeram de matérias televisivas. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Concluiu-se que os alunos aprofundaram sua percepção e entendimento sobre o tema desenvolvido nas aulas ("exclusão/discriminação"); que as estratégias utilizadas contemplaram uma avaliação integrada ao processo de ensino e aprendizagem; e que o uso da matéria televisiva escolhida deu-se de forma integrada ao processo, caracterizando-se como imprescindível para o seu desenvolvimento.

Palavras-chave : Educação Física Escolar; Mídia; Televisão; Avaliação; Pesquisa-Ação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )