SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02Tutoria na educação a distância: proposta do curso de licenciatura em pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGSA narrativa da prática como uma estratégia de construção do conhecimento na formação superior em saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CAMPOS, Ana Maria de  y  PACHANE, Graziela Giusti. Vamos fazer da nossa vida uma obra de arte?. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.173-190. ISSN 0104-4060.

Apresentamos neste artigo uma pesquisa educacional como caminho investigativo trilhado na companhia de muitas pessoas. Recorremos às narrativas de algumas educadoras populares para compartilhar uma experiência de formação realizada na cidade de Campinas-SP, no período compreendido entre 2003-2004. Procuramos abordar a formação e o trabalho realizado nos grupos de alfabetização de jovens e adultos, como vivência significativa na vida de todos os participantes do processo. A relevância da experiência pode ser apreendida através das narrativas, impregnadas da compreensão que as educadoras têm de si e do trabalho que desenvolvem em parceria com formadores e educandos, todos sujeitos produtores de uma outra e nova interpretação do vivido. A atitude autoral presente nas narrativas e nas opções de vida evidenciam que a concepção emancipatória da produção do conhecimento experimentada na Educação Popular favorece o desenvolvimento da inteligência e das energias criativas das pessoas. A re-significação da vida como uma obra de arte, inconclusa e aberta, pode ser vislumbrada através dos registros dos sujeitos: educadoras e pesquisadores.

Palabras clave : Produção do Conhecimento; Formação de Educadores; Educação Popular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )