SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESPECIAL02Vamos fazer da nossa vida uma obra de arte?Formação e atitude dos professores de educação infantil sobre violência familiar contra criança author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

ALBUQUERQUE, Verônica Santos; MOREIRA, Carlos Otávio Fiúza; TANJI, Suzelaine  and  MARTINS, André Vianna. A narrativa da prática como uma estratégia de construção do conhecimento na formação superior em saúde. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.191-205. ISSN 0104-4060.

O artigo apresenta algumas possibilidades de utilização de narrativas da prática como estratégia de construção do conhecimento na formação de profissionais de saúde, tendo como base a experiência de um grupo de professores (tutores) do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO - Teresópolis, RJ). O núcleo da discussão é a relação entre aprendizagem e experiência, a partir das reflexões de John Dewey e David Ausubel. Entre os temas discutidos, destacam-se a valorização da experiência prévia dos estudantes, o trabalho em cenários de prática e a ideia de aprendizagem significativa.

Keywords : Educação; Educação em Saúde; Experiência; Aprendizagem Significativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )