SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02Vamos fazer da nossa vida uma obra de arte?Formação e atitude dos professores de educação infantil sobre violência familiar contra criança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ALBUQUERQUE, Verônica Santos; MOREIRA, Carlos Otávio Fiúza; TANJI, Suzelaine  y  MARTINS, André Vianna. A narrativa da prática como uma estratégia de construção do conhecimento na formação superior em saúde. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.191-205. ISSN 0104-4060.

O artigo apresenta algumas possibilidades de utilização de narrativas da prática como estratégia de construção do conhecimento na formação de profissionais de saúde, tendo como base a experiência de um grupo de professores (tutores) do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO - Teresópolis, RJ). O núcleo da discussão é a relação entre aprendizagem e experiência, a partir das reflexões de John Dewey e David Ausubel. Entre os temas discutidos, destacam-se a valorização da experiência prévia dos estudantes, o trabalho em cenários de prática e a ideia de aprendizagem significativa.

Palabras clave : Educação; Educação em Saúde; Experiência; Aprendizagem Significativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )