SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02Vamos fazer da nossa vida uma obra de arte?Formação e atitude dos professores de educação infantil sobre violência familiar contra criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

ALBUQUERQUE, Verônica Santos; MOREIRA, Carlos Otávio Fiúza; TANJI, Suzelaine  e  MARTINS, André Vianna. A narrativa da prática como uma estratégia de construção do conhecimento na formação superior em saúde. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.191-205. ISSN 0104-4060.

O artigo apresenta algumas possibilidades de utilização de narrativas da prática como estratégia de construção do conhecimento na formação de profissionais de saúde, tendo como base a experiência de um grupo de professores (tutores) do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO - Teresópolis, RJ). O núcleo da discussão é a relação entre aprendizagem e experiência, a partir das reflexões de John Dewey e David Ausubel. Entre os temas discutidos, destacam-se a valorização da experiência prévia dos estudantes, o trabalho em cenários de prática e a ideia de aprendizagem significativa.

Palavras-chave : Educação; Educação em Saúde; Experiência; Aprendizagem Significativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )