SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02A narrativa da prática como uma estratégia de construção do conhecimento na formação superior em saúdeA violência na escola: abordagens teóricas e propostas de prevenção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

GARBIN, Cléa Adas Saliba; QUEIROZ, Ana Paula Dossi de Guimarães e; COSTA, Adriana Alves  y  GARBIN, Artênio José Isper. Formação e atitude dos professores de educação infantil sobre violência familiar contra criança. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.207-216. ISSN 0104-4060.

A violência contra crianças é apontada como uma das principais causas de morbi-mortalidade na infância e deve ser identificada por todos os profissionais que lidam com esse público, inclusive os professores. Objetivou-se avaliar o preparo dos professores de educação infantil, no que se refere à percepção e notificação dos casos de violência contra criança. Foram visitadas todas as instituições de ensino infantil de Araçatuba-SP, e os profissionais que consentiram (n=236), os quais responderam a um questionário sobre o tema. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente. 91,1% se consideram responsáveis pela notificação e 86,9% se dizem capazes de identificar agressões. 80,9% declararam ter recebido informações a respeito da violência contra criança, entretanto, 67,7% sentem-se inseguros quanto à identificação dos casos. Conclui-se que, mesmo possuindo formação para proceder ante a violência, a maioria dos pesquisados ainda não se sente preparada, o que pode gerar negligência.

Palabras clave : Violência Doméstica; Infância; Educação Infantil; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )