SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02Formação e atitude dos professores de educação infantil sobre violência familiar contra criançaA busca pela efetividade do direito à educação: análise da atuação de uma Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do interior paulista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e  y  SALLES, Leila Maria Ferreira. A violência na escola: abordagens teóricas e propostas de prevenção. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.217-232. ISSN 0104-4060.

O objetivo deste texto é proceder a uma reflexão, por meio de uma revisão de estudos na área, sobre as tendências teóricas que têm permeado a discussão sobre violência escolar. Busca-se caracterizar propostas de intervenção na escola, implementadas por iniciativa governamental, para prevenir violência e que têm como proposta central o incentivo às relações democráticas na escola. Aponta-se neste estudo que o incentivo às relações democráticas, embora importante, é insuficiente para trabalhar a violência no âmbito escolar. Os determinantes da violência extrapolam as características individuais e grupais dos indivíduos envolvidos e não se restringem às vivências do contexto escolar. Assim, é importante que os programas de prevenção à violência ampliem a reflexão sobre os diferentes aspectos presentes na violência escolar.

Palabras clave : Escola; Violência; Propostas de Intervenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )