SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02A busca pela efetividade do direito à educação: análise da atuação de uma Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do interior paulistaMulheres e professoras: repercussões da dupla jornada nas condições de vida e no trabalho docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ALMEIDA, Natália Regina de. Educação para além da formação do trabalhador alienado. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.251-258. ISSN 0104-4060.

O objetivo principal deste trabalho é indicar algumas questões acerca do papel da educação frente à sociedade capitalista. É importante destacar que não se trata de um trabalho empírico, mas sim, de uma reflexão, uma tentativa de se pensar a relação educação-trabalho-capital. Nesse sentido, perguntamos: Qual o sentido da educação frente à lógica do capital? O papel da educação como "veículo" para novas propostas de elaboração de estratégias para a mudança consciente dos educandos é de fundamental importância. Para consolidar essa tentativa, utilizamos o apoio teórico de autores como: Gadotti (1995), Konder (1981), Marx (1983, 1989, 2002), Marx e Engels (1984, 1993), Mészáros (2005), Pires (1997) e Schaff (1967). Entendemos que uma educação que não seja meramente para formação de futuros "alienados", mas sim, uma educação que não se conforme com as reproduções sociais e que leve em consideração o caráter sócio-histórico do indivíduo, é crucial.

Palabras clave : Educação; Trabalho; Alienação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )