SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIAL02Educação para além da formação do trabalhador alienadoO serviço especial de saúde pública e suas ações de educação sanitária nas escolas primárias (1942-1960) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto  y  PEREIRA, Sidnéia Ribeiro. Mulheres e professoras: repercussões da dupla jornada nas condições de vida e no trabalho docente. Educ. Rev. [online]. 2010, n.numeroespecial02, pp.259-276. ISSN 0104-4060.

De uma perspectiva dos estudos de gênero, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, discute as condições de vida e trabalho de mulheres que atuam na docência em educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental em três redes municipais do interior do estado de Rondônia. Os resultados indicam que as inadequadas condições de trabalho nas escolas, quando somadas à desigual divisão das atribuições domésticas e à ausência de serviços públicos de atendimento às mães trabalhadoras, repercutem de maneira negativa nas condições de vida e na qualidade do trabalho docente.

Palabras clave : Gênero; Trabalho Doméstico; Trabalho Docente; Dupla Jornada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )